Eco-Assecre

Solução alternativa

ECOASSECRE - PROJETO ÓLEO VALE PROMOVE A RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA

Reciclar o óleo de cozinha – nocivo ao meio ambiente – transformando-o em óleo vegetal beneficiado, isento de contaminantes e água, e que servirá como matéria-prima para a fabricação de biodiesel. Essa é a finalidade do projeto Óleo Vale, da Cooperativa São Vicente (especializada na reciclagem de materiais) e em parceria com a Paróquia São Vicente e o Grupo Camargo Corrêa.
 
O projeto, que teve estande na 13ª Feira de Tecnologia Industrial de São José dos Campos (Feissecre), existe há aproximadamente um ano e tem a proposta de coleta de óleo vegetal em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), distribuídos entre as cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Para isso, o Óleo Vale conta com a participação de cerca de 36 cooperados da Cooperativa São Vicente, seis desses cooperados são responsáveis pelas etapas de coleta, preparação e venda do produto, e a cooperativa conta com um caminhão adaptado para facilitar as coletas.
 
Na usina recicladora, o óleo é armazenado em um galpão com capacidade para 10 mil litros, onde passa por um processo de purificação. “O produto final é um óleo limpo e reciclado, destinado a empresas especializadas na fabricação do biodiesel – combustível renovável a ser adicionado ao diesel para mover a frota brasileira de caminhões”, afirma a responsável pela gestão do projeto Óleo Vale, Andréa Gonçalves Aristóteles. A Assecre, em breve, irá instalar um ponto de coleta em sua sede.
 
Segundo Andréa, o Óleo Vale também visa à geração de trabalho e renda para os associados da Cooperativa de Reciclagem de Materiais São Vicente. “Por contemplar toda a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o projeto necessita de parcerias com as 14 cooperativas existentes na região, pagando, para isso, um preço justo ao que cada cooperativa coletar em sua base de atuação”, explica.
 
O projeto Óleo Vale pretende beneficiar cerca de 300 cooperados que atuam nas regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
 
Sustentabilidade - além da remuneração, o Óleo Vale gera, de acordo com o cooperado Sebastião Marcelo de Almeida, uma conscientização acerca dos problemas que o óleo vegetal causa ao meio ambiente.
 
“Com o projeto, recebemos as devidas orientações sobre o óleo de cozinha, que contamina, sobretudo, os rios”, diz o cooperado, há três meses na Cooperativa São Vicente.
 
FIQUE ALERTA
O óleo de cozinha, quando jogado fora erradamente, contamina o lixo comum e os esgotos e também compromete as tubulações e caixas de gordura das edificações e das estações de tratamento de água. Nas regiões onde não há redes coletoras, o óleo vai diretamente para os rios e lagoas aumentando significativamente a poluição e a degradação ambiental.

- Visualizar todos

© 2011 Assecre - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: DB9

Rua Loanda, 895 – Chácaras Reunidas – São José dos Campos/SP – CEP 12.238-330 Tel.: 12 3201-6844