Assecre Acontece

Reforma Trabalhista foi pauta do Café Empresarial de Setembro

A aprovação da reforma trabalhista deixou muita gente com dúvidas sobre quais serão as mudanças e qual o impacto no dia a dia das empresas e seus colaboradores. Para debater o assunto e discutir a preponderância do Sindicato nas negociações daqui pra frente, a ASSECRE recebeu, na edição de setembro do Café Empresarial, o palestrante Rodrigo Fonseca, da empresa FiscoExpert Consultoria Contábil e Fiscal. Cerca de 50 pessoas participaram do encontro, entre profissionais de RH e demais representantes das empresas associadas e do entorno da ASSECRE.

 Para Rodrigo, "apesar das críticas de alguns setores da sociedade, a mudança é uma realidade. O Brasil precisa de nova esperança e incentivo para voltar a crescer e gerar emprego. Acredito que as novas regras serão aplicadas com diálogo e boa-fé por empregadores e empregados, privilegiando o interesse das partes envolvidas. É o primeiro passo para sairmos do modelo intervencionista e protetor e iniciarmos uma relação de trabalho mais profissional e produtiva", explica o especialista.

No dia 13 de novembro a reforma entrará em vigor e, durante a palestra, o especialista aproveitou para explanar sobre o fim do imposto sindical obrigatório, que gerava receita certa e vultuosa para os sindicatos e a necessidade de nova organização, privilegiando a capacidade de adesão, valorização da representação e da representatividade.

Sobre a convenção coletiva, foram explicados itens como sua prevalência sobre a Lei, a não obrigatoriedade de contrapartida recíproca, o prazo máximo de validade (dois anos) e a participação do Sindicato nas ações para defesa da convenção. Além disso, assuntos como jornada de trabalho, banco de horas, intervalo intrajornada, existência de representantes dos colaboradores nas empresas, serviço de teletrabalho, remuneração por produtividade e bônus, troca de feriado e enquadramento do grau de insalubridade, dentre outros, foram debatidos com os participantes que, ao final, puderam também tirar algumas dúvidas pontuais com os especialistas.

O Café Empresarial já se firmou no calendário da ASSECRE como um importante momento de networking e informação entre os participantes. O evento, gratuito mas com vagas limitadas, é realizado sempre na terceira quarta-feira de cada mês e traz sempre um assunto relevante para ser debatido. 

- Visualizar todos

Relacionados

© 2011 Assecre - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: DB9

Rua Loanda, 895 – Chácaras Reunidas – São José dos Campos/SP – CEP 12.238-330 Tel.: 12 3201-6844