Assecre Acontece

Previdência Social em debate no Café Empresarial de Agosto

A edição de agosto do Café Empresarial da ASSECRE, que aconteceu no último dia 16 de agosto, na sede da entidade, teve como tema principal a Previdência Social, rede de proteção governamental que ampara os trabalhadores e suas famílias em situações de impedimento do indivíduo de exercer suas atividades trabalhistas, como nos casos de doença e acidente. Tópicos como aposentadoria (por idade, por tempo de contribuição, por invalidez ou especial), benefícios para a família (salário-maternidade, salário-família, auxilio-reclusão e pensão por morte), além de benefícios por incapacidade (auxílio-doença, auxílio-acidente), dentre outros foram abordados pela perita médica Margaret Queiroga, durante a palestra. Cerca de 30 pessoas participaram do evento.

Desmistificar a atuação do INSS e os parâmetros utilizados pelos peritos para a concessão de benefícios foi um dos objetivos da especialista durante o evento. “Precisamos derrubar o mito de que o perito escolhe um lado para beneficiar. Somos preparados e amparados pela lei para investigar e atestar o que é justo, sendo o benefício e sentença final a favor do colaborador ou não”, ressaltou a perita que também atua como chefe da Seção e Saúde do Trabalhador da Gerência Executiva e coordenadora da UTI da Santa Casa de São José dos Campos. Segundo ela, a perícia médica é um serviço oferecido pelo INSS, com objetivo de constatar a incapacidade para o trabalho, do assegurado acometido por doença ou vítima de acidente do trabalho. “Submeter-se à perícia médica é um dos requisitos para obter o auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez ou o auxílio-acidente.

Para Tony Almeida, da Tony Águas, empresa associada à ASSECRE, a palestra da especialista foi de acordo com suas expectativas, uma vez que, esclareceu de forma muito relevante, dúvidas que fazem parte do dia a dia das empresas da região como, por exemplo, a melhor forma de lidar com funcionários afastados, a quem recorrer, etc., dentre outros pontos. “O debate foi de encontro com nossa realidade e nossas necessidades, se fazendo um dos melhores que a ASSECRE realizou até agora”, afirmou o empresário.

A reabilitação profissional também foi abordada na palestra, trata-se de um serviço oferecido pelo INSS que promove a reeducação ou readaptação profissional e social do trabalhador, em uma nova função ou atividade, para reingresso no mercado de trabalho. A responsável técnica do INSS, Isabela Barbosa, esclareceu algumas dúvidas sobre o assunto como, por exemplo, quem tem direito, quando solicitar, etc.

Para requerer um benefício, é preciso agendar o atendimento pelo portal da Previdência Social (previdência.gov.br) ou pela central 135, seguindo orientações da gravação. Para dúvidas que não puderam ser respondidas pela especialista durante a palestra, o contato com a mesma pode ser feito através do e-mail:margaret.queiroga@inss.gov.br. Conintuito de aproximar ainda mais o associado da palestrante, a Comissão de Relações Sindicais da ASSECRE e coordenação, já estudam a criação de um canal direto de esclarecimento de dúvidas com a mesma. Divulgaremos em breve. 

- Visualizar todos

Relacionados

© 2011 Assecre - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: DB9

Rua Loanda, 895 – Chácaras Reunidas – São José dos Campos/SP – CEP 12.238-330 Tel.: 12 3201-6844